Quem somos

Porque é que avaliamos os nossos alunos? Que valor acrescentado traz esta avaliação tanto para os alunos como para os professores? Podemos utilizar a avaliação para estimular o desenvolvimento cognitivo, social e emocional? Pode a avaliação tornar-se um instrumento poderoso para o desenvolvimento das competências dos alunos e da prática dos professores?

O ASSESS é um projeto cofinanciado pela Agência Erasmus + da União Europeia entre 2020 e 2023 que visa estas e muitas outras questões sobre a avaliação, com o objetivo de criar um quadro de avaliação poderoso para professores e alunos.

O projeto oferecerá aos professores um conjunto de ferramentas digitais e analógicas para avaliar os alunos de uma forma inovadora e uma aplicação que agrega essas ferramentas. Para além disso, os professores terão acesso a um curso online dedicado a ensinar a utilizar as ferramentas ASSESS e a conceber e criar as suas ferramentas de avaliação inovadoras.

Conheça a equipa

País: Portugal

Website: https://nuclio.org

Pessoa a contatar:

Priscila Doran

priscila@nuclio.org


O NUCLIO é uma organização sem fins lucrativos e uma ONG para o desenvolvimento que reúne professores e investigadores das áreas da ciência, psicologia da educação e ciências da educação. O NUCLIO coordena e participa como parceiro em vários projectos e iniciativas nacionais e internacionais que visam promover a inovação e o desenvolvimento na educação. O NUCLIO coordena o Programa Galileo de Formação de Professores (GTTP), um dos maiores esforços de formação de professores do mundo, envolvendo mais de 100 países. Desde a sua criação, o NUCLIO já chegou a mais de 70 000 professores a nível mundial. O NUCLIO também promove acções de divulgação científica, como observações do céu noturno e conversas com cientistas de diferentes áreas científicas.

País: Espanha

Website: https://www.deusto.es/

Pessoa a contatar:

Iratxe Mentchaca

iratxe.mentxaka@deusto.es

Tel. +34 944 139 073 ext: 2047


Com uma longa e bem estabelecida tradição, fundada em 1886 como instituição de ensino superior, a Universidade de Deusto tem uma missão e um objetivo educativo firmemente assentes na excelência académica e na responsabilidade social, visando gerar um crescimento económico sustentável e contribuir positivamente para a construção de sociedades mais justas, inclusivas e humanas. A excelência académica da Universidade de Deusto reflecte-se no seu compromisso com métodos inovadores de aprendizagem.

País: Portugal

Website: https://inovlabs.com/

Pessoa a contatar:

Nuno Charneca

ncharneca@inovlabs.com


A InovLabs é uma start-up educativa que oferece actividades STEAM às escolas, com base em eletrónica, programação, robótica e modelação 3D. A equipa dá aulas curriculares e trabalha diretamente com clubes de ciência e robótica, fomentando um ecossistema STEM integrado. A equipa fornece projectos STEM interdisciplinares feitos à medida dos currículos actuais, que podem ser diretamente implementados através das suas actividades prontas a usar.
Através destes, os alunos são envolvidos em processos de aprendizagem experiencial, desenvolvem as suas capacidades de resolução de problemas e de colaboração, através de um processo criativo. Para além do núcleo central de colaboradores, a InovLabs conta com 8 formadores dedicados a escolas específicas. Desde 2019, a InovLabs está a trabalhar direta e indiretamente com mais de 2000 alunos.


País: Grécia

Website: https://www.ea.gr/

Pessoa a contatar:

Eleftheria Tsourlidaki

eleftheria@ea.gr

A Ellinogermaniki Agogi (EA) é uma organização educativa de direito privado, oficialmente reconhecida pelo Estado. Criado em 1995, o Departamento de Investigação e Desenvolvimento da EA fornece a plataforma de ensaio para aplicações de investigação para a conceção, desenvolvimento e implementação das actividades de investigação na educação. O Departamento de I&D emprega atualmente 15 investigadores a tempo inteiro (7 doutorados e 8 mestrados) e actua como uma interface entre a investigação pedagógica, a inovação tecnológica e a comunidade escolar. Centra-se na conceção, implementação e apoio à inovação pedagógica e tecnológica na prática educativa, tanto através da investigação interna como através de colaborações com numerosas instituições educativas, de investigação e comerciais na Europa e no mundo.